Republicado de http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=44&id_news=311634
Arábia Saudita: Autor de blog preso por criticar religião
As autoridades da Arábia Saudita detiveram, sem acusações, o autor de um blog, que criticou os extremismos religiosos no País, segundo informaram grupos de liberdade de expressão e organizações de direitos humanos.
A página de Fouad Ahmed al-Farhan promove reformas políticas e tem como lema «Em busca de liberdade, dignidade, justiça, igualdade e todos os valores islâmicos perdidos».
Atualmente, e após a prisão do autor, o blog apresenta um «banner», em inglês, com a mensagem «Libertem Fouad», além de uma carta que enviou aos amigos pouco antes de ser detido, onde afirma saber que estaria a ser investigado pelo governo.
Apesar do pior caso que Fouad afirma conhecer ser o de uma pessoa presa por três dias, ele próprio encontra-se detido há 21 e ainda não conhece as acusações que lhe são imputadas. A Arábia Saudita censura, de forma muito pesada, os conteúdos online, crítica política e pornografia, bloqueando este tipo de sites com frequência.
O país já registou incidentes anteriores com autores de blogs, que sofreram retaliações, como foi o caso de outro crítico do extremismo religioso, Rabah al-Quwai, que, em 2006, foi preso durante 13 dias e teve de confessar ter denegrido as crenças islâmicas para conseguir a sua libertação.
02-01-2008 9:47:42
Nenhum comentário:
Postar um comentário