quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Reportagem Revista Galileu Janeiro 2008

Excelente matéria da Revista Galileu desse mês.


Nessa reportagem, a equipe da revista Galileu escalou o jornalista Claudio Julio Tognolli, ateu e devoto de Richard Dawkins, para uma tarefa (quase) divina: tentar viver dois meses segundo os mandamentos e regras da Bíblia. A reportagem foi inspirada no livro "The Year of Living Biblicaly", de A.J. Jacobs, que viveu biblicamente por um ano.


A reportagem é um relato de Claudio, que reclama o tempo todo da barba que nunca usou e da academia, que teve de abandonar devido a Levítico 19:19 "Não permitirás que se cruze o teu gado com o de espécie diversa; não semearás o teu campo com semente diversa; nem vestirás roupa tecida de materiais diversos". Assim, a sunga da academia teve de se aposentar.


Claudio também disse ter blasfemado quando seu time (o Corinthians) caiu para a segunda divisão. Mesmo assim, compôs música para o Senhor conforme prega Salmos 33:2 usando harpa de dez cordas (um banjo de cinco cordas com um processador eletrônico que dobra os sons). Tirou a foto de Aleister Crowley da sala para não cultuar imagens.


Porém, como é de praxe para quem, como eu, começa a ler a Bíblia, encontrou contradições. Deu dinheiro a uma cigana pobre. Um pastor não gostou que ele deu dinheiro a uma cigana para ler sua mão devido a Êxodo 23:1 "Não dar as mãos a um homem fraco", mas Claudio disse que deu o dinheiro baseado em Mateus 19:21 "Se queres ser perfeito, deve vender tuas posses e dá-las aos pobres, para poder achar os tesouros do Paraíso" e Deuterônimo 15:7 "não devemos endurecer o coração e fechar as mãos ao irmão pobre".


Claudio não foi aceito na Igreja Bola de Neve, aquela do Rodolfo, ex-vocalista do Raimundos. Conversou ainda com o teólogo da PUC Rafael Rodrigues da Silva, que disse que não se deve ser fundamentalista e chamou o Papa Bento XVI de intolerante. Rafael disse ainda que "Ler a Bíblia ao pé da letra é o limite da estranheza, meu caro!".


Entre muito bom humor e muita crítica, Claudio conclui que pode montar seu Deus "como um prato a quilo", ou seja, como bem lhe convier e como lhe for melhor. Afinal, se a Bíblia depende da interpretação de cada um, (conclusão minha) para que lê-la?


Para saber mais:

Revista Galileu
Edição de janeiro de 2008
http://www.galileu.globo.com/


The Year of Living Biblicaly
A.J. Jacobs
Simon & Schuster, 2007

Nenhum comentário: