Os pesquisadores Richard Lynn, Helmuth Nyborg, e John Harvey publicam em setembro um artigo revista acadêmica Intelligence cuja a tese é: pessoas com QI (Quociente de Inteligência) mais alto são mais propensas ao ateísmo.
A pesquisa foi realizada em 137 países. Os pesquisadores compararam a média de QI com o de religiosidade e concluíram que em 23 dos 137 países a porcentagem de ateus é de 20% e que esses países são os que apresentam índices de QI mail elevados.
O estudo dividiu os países em dois grupos. Um grupo era formado pelos países cujas médias de QI eram em torno de 64 a 86 pontos, considerado baixo. Apenas 1,95% da população não acredita em Deus. No grupo de países de QI mais alto (de 87 a 108 pontos), a média de ateus chegou a 16,99%.
Há também exceções. Os pesquisadores apontam Cuba (com 40% ateus) e Vietnã (com 81%), que possuem taxa maior de descrentes do que em países de QI semelhante. Cuba tem média de QI 85 e Vietnã QI de 94. Segundo os autores, este fato estaria relacionado com o regime comunista que fez forte propaganda contra as crenças religiosas.
Os Estados Unidos também consta na lista de exceções. O país tem média de QI considerada alta (98), mas apenas 10,5% declaram-se ateus, uma taxa bem inferior à registrada no noroeste e na região central da Europa - onde há altos índices de QI e de descrença religiosa.
5 comentários:
Adicionar-te-ei, assim que descobrir o procedimento.
Enfim... Há uma entrevista completa sobre o assunto. Para os interessados, o link está abaixo: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI9990-15295,00-OS+ATEUS+SAO+MAIS+INTELIGENTES.html
Olá,
Passando para conhecer seu interessante espaço e desejar um lindo domingo e muita paz. Creio que haja pessoas inteligentes crentes ou não crentes, apenas isso. Voltarei mais vezes.
Smack!
Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br
Existe uma outra pesquisa relacionando alto QI com felicidade, quer dizer, "a ignorância é a base da felicidade" dá uma olhada nesse link:
http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/comentarios/conyexexeo.asp
Ps.: Obrigada pela visita e seja sempre bem vindo! ;-)
Se toda causa gera um efeito, logo nossa inteligência há de vir de uma causa.
Se esta causa absoluta gerou nossa inteligência evolutiva, logo ela é inteligente, pois seria o cúmulo a causa de nossa inteligência surgir do mero acaso, ou de um caos que se organizou de forma inteligente. Se esta é a causa primária de toda inteligência humana, logo é Onisciente, Onipotente e Onipresente. Logo é o que chamamos de Deus, o abstrato mais concreto que existe.
P.S:
No conceito da nossa ancestralidade, todos os povos primitivos acreditavam em alguma força maior, deus ou numa inteligência superior a eles. Assim como o passarinho possui instintos (”suas inteligências”) para sobreviver e fazer seus ninhos, esses povos já possuíam no seu íntimo um “instinto divino e criador” a crer em algo supremo.
Quanto ao Q.I alto, isso se relaciona a vaidade intelectual. Os intelectuais vaidosos preferem não se igualar a massa, em nada.
Ah! Einstein era deísta!
Um cristão espiritualista, universalista...
Postar um comentário