terça-feira, 30 de setembro de 2008

A vingança do amor cristão

Eu tinha uma vizinha extremamente cristã, apesar de eu duvidar um pouco sobre o que ela entenda por cristianismo...


Digo isso porque nem todos os cristãos sabem exatamente o que representa a fé que dizem possuir, mas isto é outro assunto...



Bem, voltando à vizinha: a última vez que conversamos ela estava frequentando uma igreja Batista, hoje já não sei em qual dogma cristão ela está inserida, pois ela é do tipo de pessoa que necessita ter uma fé, mas a fé que ela diz possuir não é dela e sim transmitida pelo pastor ou lider religioso...
O fato é que, dia desses, encontrei o perfil do Orkut de uma garota, de uns 14 ou 15 anos, que conheço e que mora na mesma rua onde eu morava e, consequentemente, mora essa minha ex-vizinha.
Esta garota é igualmente religiosa, mas também não é uma escolha pessoal, já que se trata de uma adolescente criada em uma família de crentes fervorosos, daqueles que usam saiote, não depilam as pernas e acham que o fim do mundo e a volta de Cristo está marcada para depois de amanhã...



O que une essas duas pessoas? Eu explico...Fuçando na pagina de recados dessa garota (sim, eu fuço mesmo...) encontrei um recado da minha ex-vizinha, uma citação bíblica de um versículo do livro dos Salmos que, inclusive, printei (adoro essas palavras novas derivadas da informática...) e coloquei aqui no blog, no início deste texto (omitindo os nomes por motivos óbvios...), mas não sei se ficará legível, por isso reproduzirei aqui:



o justo se alegrará quando vir a vingança e lavará o seus pés no sangue do ímpio!salmos58:10!



Isto chamou-me a atenção imensamente, por dois pontos principais:



O primeiro ponto é o caráter da alienação... porquê? bem, imagine uma garota adolescente que, desde muito cedo, é bombardeada com a insanidade religiosa de sua familha... Quem se permite alienar (ou não possui outra alternativa...), alienado estará...


Pois esta citação extremamente violenta e sem nenhum dos alegados "princípios cristãos", tornará o adulto em formação, no caso a adolescente, em mais uma daquelas pessoas alienadas sociais que acreditam estar na bíblia todo o significado de suas vidas, por mais violentos que estes significados sejam...



Esta passagem dos Salmos citada me lembra muito aqueles filmes americanos que costumamos assistir ao longo da vida, onde o herói é injustiçado e, após um banho de sangue, centenas de corpos empilhados, cidade e carros destruídos, a "justiça" é feita e nos sentimos confortados pela parte "justa" do filme triunfar..


.É este caráter alienador que me preocupa, onde o futuro da nação, das pessoas que dividirão o espaço e o tempo com os meus filhos, estão se tornando autômatos pela religião.



Mas o ponto que mais me chamou a atenção, já que eu afirmei serem dois os absurdos que pretendia comentar, é o fato de que o tão citado "amor cristão" se transforma na "vingança cristã". Pessoas que afirmam possuir os "nobres" objetivos cristãos de pregar a paz, o amor, a fraternidade e a união mas que, em contrapartida, mostram ter um "orgasmo religioso" ao afirmar e imaginar que no "final dos tempos" estarão lavando os pés no sangue dos "ímpios"...



E o que se torna mais absurdo pra mim é o fato de que, sendo ela minha ex-vizinha, conheço a família e o círculo social da mesma e sei que, se fosse verdade o conto de fadas cristão, ela estaria lavando os pés no sangue de muitas pessoas com quem convive no seu dia-a-dia e inclusive no sangue de alguns de seus familiares... Com que prazer ela faria isso?



Ela possui filhos e, ao menos um deles, se o "fim dos tempos" ocorresse hoje, não passaria no crivo do deus cristão e também alguns parentes dela, por frequentarem cultos afros e de caráter espírita, coisa que Javéh abomina segundo a bíblia, também estariam condenados a ceder o sangue para que esta cristã, na glória de sua salvação, pudesse lavar os seus pés...



A bíblia é clara ao afirmar que, para ser enquadrado na categoria de ímpio, não necessariamente a pessoa precisa ser um ladrão, assassino ou mal-caráter, basta não crer ou não aceitar Jesus como salvador... Ela estaria lavando os seus pés no meu sangue inclusive...



É este o "regozijo" que o cristão espera? O amor cristão tão defendido pelos seus fiéis é, na verdade, uma vingança sangrenta digna dos filmes de Hollywood?Que pessoa se sentiria feliz, entrando na vida eterna, no paraíso de deus com os pés manchados pelo sangue de pessoas queridas e de familiares?



Que mãe exaltaria um deus que fez com que ela lavasse os pés no sangue de um filho seu? Pode não ser o caso dela, talvez amanhã ou depois o seu filho se converta, se arrependa e seja salvo, mas com certeza muitas mães não terão a mesma sorte... (Claro que estou supondo que tudo isso fosse verdade, pois todos sabem que não acredito...)



Não estou aqui também julgando o caráter dos familiares dela, pois o costume do julgamento é estritamente cristão, só estou usando os dados que possuo para um entendimento daqueles que estão lendo e não conhecem as partes citadas...



É óbvio que ela ou algum crente cristão dirá : "Mas as pessoas que estiverem nesta condição (de não serem salvas, de servirem de escalda-pés sangrento para os "justos"...) tiveram a sua chance de conhecer a palavra de deus e de salvarem-se, se não o fizeram, eu lavo as minhas mãos (e os pés, inclusive...)! LOROTA!



Não creio que existam muitas mães que se sentiriam felizes ao lavarem os pés no sangue de seus filhos. Isto vai de encontro com a natureza humana, maternalmente falando...



Sinto-me imensamente triste em verificar que as pessoas saem por ai recitando versículos bíblicos sangrentos e vingativos como quem recitasse um poema de amor e de fraternidade e chamando isso de "amor cristão".


Ainda hoje o maior método de conversão das igrejas são os versículos bíblicos que contêm ameaças. É o convencimento pelo medo e, se existisse realmente um deus justo e interessado em salvar seus filhos pelo amor, não usaria tal estratagema...



Repito: quem se permite alienar, alienado estará...


Marcos Telles

6 comentários:

Anônimo disse...

Vão ver este blog.

http://www.companhiadosfilosofos.blogspot.com/

Mais precisamente este artigo.

http://companhiadosfilosofos.blogspot.com/2008/10/revistas-cientficas-publique-e-esteja.html

Anônimo disse...

Cara, gostei muito do seu blog e talvez tu te interesses por algo que penso há algum tempo já.

Eu penso em criar uma liga de pensamento livro entre blogs, algo que divulgasse o pensamento livre com mais regularidade. Se tu quiseres conversar mais sobre isso é só entrar em contato.

Abraços

Luiz Claudio Santos de Souza Lima disse...

Inicialmente, meus parabéns pelo blog.

Citações bíblicas como estas carregam uma dose forte de apelo emocional e trabalham assencialmente o medo. Funcionam como "virus" ou programas de computador que acionam ou aceleram outros sistemas operacionais. Em humanos e principal objetivo é a conversão, senão; simplemsmente espalhar a ideia central. Richard Dawkins já teorizou a respeito dessas mensagens funionarem como genes.
Resido no Rio de Janeiro e a cidade sofreu um surto de evangelhização no incício dos anos 80 que coincidiu com distensão do regime militar e a liberdade de reunião. Podemos não só ver templos espalhados pela cidade, mas igualmente citações bíblicas e sua versão mais recente - DEUS È FIEL - RASTREADO POR DEUS - O SENHOR É MEUS PASTOR - GUIADO POR JESUS....Principalmente no transporte coletivo ilegal!!!

Luiz

Anônimo disse...

Postei em meu blog, que pode ser acessado através de clic em meu nick, texto a respeito do que considero excessiva ligação temática com assuntos religiosos nos sites e blogs ateus.

Visitantes e eventuais críticas são benvindos.

Saudações.

Anônimo disse...

olá

Anônimo disse...

Penso que vingança não seria uma expressão correta, mas antes uma reprodução daquilo que é o ciclo da vida.
O que se pensa de um sequestrador que tira a vida de um inocente que tinha sonhos? Todos dizem: Que morra na prisão, matemos ele! Não é a maioria das opiniôes? Será que não seriamos nós que não entendemos que há uma justiça a ser feita? Não estariam os homens achando-se donos de seus narizes e ações? Zombadores, amantes de si mesmos? Como um sequestrador que não escapa de seus feitos, assim, infelizmente os homens não escaparão de seus maus caminhos, isto digo sendo cristãos ou não.
...Minha é a vingança...O Senhor se rirá deles, são meditaçoes sim assustadoras, porém, para os que não temem a Deus; e o temor somente pode vir quando se houve a pregação da fé.

Se tiverdes fé, falaremos mais, pois sem ela é impossivel descobrir se isto se chama vingança dos cristãos ou compaixão pela miseravél condição espiritual da humanidade pecadora.

Meu nome é Fernando Cardoso-SP
flcpregador@ig.com.br

Foi um prazer poder colaborar!
Um forte abraço.