Da Inglaterra continuam a chegar notícias interessantíssimas.
"O Reverendo Patrick O'Donoghue, Bispo de Lancaster, afirmou que pessoas com formação académica espalham cepticismo e insurreição. No lugar de seguir os ensinamentos da Igreja, essas pessoas são "hedonistas", "egoístas" e "egocêntricas".
Em particular, o Bispo queixou-se de alguns Católicos influentes que em politica e na imprensa tentam minar o trabalho da Igreja. O Bispo sugeriu que essas pessoas foram corrompidas pela sua educação, que tem "um lado negro, devido ao pecado original".
O Bispo publicou recentemente um relatório onde apresenta como renovar o Catolicismo no Reino Unido, onde argumenta que "educação em massa levou causou uma doença na Igreja e na Sociedade".
"O que observámos na sociedade ocidental depois da Segunda Grande Guerra foi o desenvolvimento de educação em massa, que resultou em crescimento económico, avanços científicos e tecnológicos, assim como enriquecimentos culturais e sociais para milhões de pessoas, no entanto, qualquer feito humano tem o seu lado negro, devido ao pecado original. No caso da educação, podemos ver uma distorção devido à disseminação de cepticismo radical, positivismo, utilitarismo e relativismo"."
Ver aqui (http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/religion/3464073/Educated-Catholics-have-sown-dissent-and-confusion-in-the-Church-claims-bishop.html)
Ahhhhh. Nada como os continuados apelos ao obscurantismo religioso, e ao regresso à teocracia totalitária e medieval por parte de "líderes religiosos". Isto da educação académica, do conhecimento, do espírito crítico, do cepticismo é coisa indesejável. O ideal era o regresso a tempos mais simples, com os camponeses na doce ignorância, e os religiosos com o saber fechado a sete chaves.
É de esperar que estas pessoas se sintam amarguradas e façam estes apelos. Mas reparem, para acompanhar os tempos, há que o fazer com um toque de modernidade.
"O lado negro dos feitos humanos". Fantástico!
Só falta mesmo é o Darth Vader ser o novo Satanás, a bradar aos céus de Bespin: "feitos da humanidade… eu sou o vosso pai!"
Terra (e pior, Reino Unido, um pais civilizado e sofisticado), século 21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário