sábado, 6 de dezembro de 2008

Ser ateu virou moda

Repostado de:

Jornal da Manhã

Por: Padre Prata (thprata@terra.com.br)

O jornal Folha de São Paulo de sábado trouxe uma entrevista com o romancista português Saramago. Depois de afirmar que era um “comunista hormonal”, entrou no assunto que está na moda, o ateísmo. Afirmou solenemente que Deus não existe. Não apresentou provas, apenas declarou que Deus é invenção humana, produto de mentes fracas e fantasiosas. Naturalmente ele se crê superior aos que crêem em Deus, pois ele, Saramago, é um homem maduro, equilibrado, bem pensante, que não se deixa mais influenciar por fábulas e crendices. Parabéns!

Compreendo que alguém não possa crer em Deus. Somos livres para crer ou não crer. Agora, uma coisa é não crer, outra é afirmar que ele não existe. Saramago não faz esta distinção tão primária. Vê-se que ele se julga superior aos outros, pobres debilóides, que crêem.

Certa vez, num programa da TV-Vida, perguntaram-me se eu acreditava na existência de outros seres inteligentes em outras galáxias. Respondi que não tinha provas da existência deles, por isto suspendia qualquer tipo de resposta. Até hoje não sei, muito embora respeite a opinião daqueles que acreditam.

Atualmente, está na moda afirmar a não-existência de Deus. É problema antigo. No século XVIII, com o movimento iluminista, era grande o número de filósofos que se diziam ateus. No fim do século XIX, a onda se repetiu com Feuerbach, Marx, Freud, Hegel. Depois vieram Nietzsche, Sartre, Camus e outros. E, em nossos dias, é muito forte a onda daqueles que afirmam que “Deus morreu”. Nossas livrarias estão atulhadas de escritores ateus militantes. Tempos atrás apenas escreviam, hoje fazem campanha, visto que o negócio está se tornando rendoso. Se não me engano, o mais lido deles é Hawkins (vê-se que o autor sabe mesmo a diferença entre Stephen Hawkins, o físico, de Richard DAWKINS, o cientista), com o livro “Deus, um delírio”. Comprei o livro. O argumento central do autor á a afirmação de que as religiões são más. Judaísmo, Cristianismo e Islamismo são as piores. Praticaram e ainda praticam as piores violências, massacres de inocentes, assassinatos, crimes contra mulheres, racistas. Suas mãos estão sujas de sangue e assim por diante. Ora, conclui, Hawkins (é Dawkins, animal), se as religiões são más é uma prova de que Deus tolera, quer e muitas vezes aconselha a prática do mal.

Portanto, Deus não existe.

Esse argumento me faz lembrar daqueles famosos silogismos dos antigos filósofos: “Quem bebe, dorme. Quem dorme não peca. Logo, beber não é pecado.”

As tiradas acacianas de Saramago não estão muito longe desse tipo de raciocínio. Os homens são maus; logo, Deus não existe. Mais uma vez, parabéns ao famoso lusitano!

Comentário: Precisa mesmo? Sério? Todos que afirmam que Deus existe cometem o mesmo "erro" de Saramago ao afirmar que ele não existe. Com uma pequena diferença: Saramago não tem evidências da existência de Deus, por isso afirma que ele não existe, assim como eu. Já quem crê assim o faz apenas pela fé e, diferentemente de quaisquer padrões adotados para se confiar em qualquer coisa, aceitam tudo que a religião diz como verdade absoluta e inquestionável.
Aí reside a diferença. Provem que Deus existe. Mas PROVEM. Não me venham com experiências pessoais positivas nem com o livrinho velho de 2000 anos chamado Bíblia. Quero EVIDÊNCIAS.

2 comentários:

Anônimo disse...

E tem mais: a quantidade de gente lucrando com coisas ligadas a religião é infinitamente maior do que aquelas ligadas ao ceticismo.

Abs

Anônimo disse...

Pods crer,muito bom o post,esta tarde estava pensando sobre ateismo,dai agora digitei no google "ser ateu virou moda"cinceramente tenho muitas duvidas em relação a existencia de deus,mas tenho certeza se um dia eu me tornar ateu,não vai ser influenciado pelas bandas de metal que ando escutando e livros de nietzche que pretendo ler,mas sim se pelo que eu sinto se faz sentido realmente,não é uma critica!Só to querendo diser que existem ateus tão alienados quanto certos cristãos que se surpreedem ao ver um ateu e fala:"Como uma pessoa tem a cara de pau que de diser que deus não existe,eu amo deus ele meu porto seguro e blá,blá"