domingo, 7 de dezembro de 2008

Nigeriano é preso por matar 110 'crianças bruxas'

Repostado da BBC.

Ativistas estão cuidando de 170 crianças acusadas de serem bruxas

A polícia no sudeste da Nigéria prendeu um homem que diz ter matado 110 crianças "bruxas".

O homem, que afirma ser o "bispo" Sunday Ulup-Aya, revelou a uma equipe de filmagem de um documentário que ele "livrou" as crianças de um espírito demoníaco que as possuía.

Mas, após sua prisão, ele teria dito à polícia que "apenas matou as bruxas que viviam dentro das crianças e não as próprias crianças".

Duas crianças foram encontradas quando a polícia invadiu a casa onde ele estava, mas não foram encontradas provas de que ocorreram assassinatos no local.

Ativistas de defesa dos direitos infantis no país afirmam que muitos menores são abandonados, agredidos e até assassinados porque suas famílias acreditam que estas crianças sejam bruxas.

Pessoas que afirmam ser "pastores" conseguem extorquir dinheiro dessas famílias com a promessa de exorcizar as crianças, mas até agora ninguém havia sido preso ou processado.

A prisão de Ulup-Aya ocorreu depois que um ativista se fingiu interessado em um exorcismo e negociou o preço do ato com ele, que não sabia que havia policiais presentes.

Ele agora deve ser processado por assassinato.

Cinco outras pessoas também foram presas desde o fim de semana, e o governo do Estado de Akwa Ibom disse que planeja realizar novos flagrantes.

Crença

Sam Ikpe-Itauma, da organização Rede para os Direitos Infantis e Reabilitação (CRARN, na sigla em inglês), afirma que trabalha há seis anos para chamar a atenção do governo do Estado de Akwa Ibom para a questão das crianças abandonadas, vendidas a traficantes ou assassinadas.

Mas a prisão só foi feita depois que uma equipe de documentaristas da Grã-Bretanha mostrou o filme no mês de novembro.

"Tantas pessoas aqui acreditam que crianças possam ser possuídas por demônios que são raras as ações contra aqueles que alegam que podem libertar as crianças em exorcismos violentos", disse.

A organização de Ikpe-Itauma cuida de 170 crianças que foram abandonadas ou sofreram abusos depois de serem acusadas de serem bruxas.

Segundo Ikpe-Itauma outros "pastores" que alegavam libertar crianças da possessão demoníaca em exorcismos violentos foram presos, mas então libertados discretamente pela polícia.

"Agora eu temo pela minha vida", afirmou.

O porta-voz do governo do Estado de Akwa Ibom, Aniekan Umanah, negou que as autoridades tenham sido constrangidas e obrigadas a agirem para a prisão de Ulup-Aya.

"Ninguém sabia a respeito dele, ele mora em um vilarejo muito remoto", afirmou.

Umanah acrescentou que o governo estadual cuida de crianças vítimas de abuso, mas não consegue encontrar os responsáveis por este abuso devido à "falta de documentação".

Um comentário:

VIADAGEM E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Acho que, devido à minha burrice clássica ( da qual não tenho culpa, entra genética aí...) , não compreendi totalmente o seu post. Mas eu, além de ateu, sou cético, portanto sofro preconceito em dobro. Pior, sou homossexual e mais um preconceito aí.
Não acredito em homeopatia, em runas, tarô, búzios, cartas, leitura da mão e do café, energia, pensamento positivo, preces e etc. etc. etc. Muito menos em natal, em ano novo, já que o ano também poderia ser "comemorado" em outro dia qualquer sempre daria certo o giro completo da Terra ao redor do sol. Como viver, sendo assim?
Beijos,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br