sábado, 24 de janeiro de 2009

A Bíblia Comentada

Velho Testamento

Livro 1 - Gênesis

1.No princípio, criou Deus os céus e a terra.
2.A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.
3.Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
4.E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.
5.Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.

Comentários:

1 - De onde veio Deus? Se era o princípio, como ele apareceu? Ele sempre esteve lá? Criou os céus e a terra. E os outros planetas? E o universo? Percebe-se que o conhecimento astronômico na época em que a Bíblia foi escrita era parco. Quem a escreveu não sabia que existiam outros planetas nem outras galáxias, por isso limitou-se a escrever: criou os céus e a terra. 
2 - A terra estava vazia, mas tinha abismos... Que coisa, não? E o espírito de Deus pairava sobre as águas. Que águas? Ninguém falou nada sobre a criação de águas até agora. 
3 - Ótimo. Ele viu que havia trevas, e decidiu fazer luz. Simples assim. Era bom nessa época que Deus falava e as coisas aconteciam. Atualmente, Deus não faz mais essas coisas. 
4 - Se a luz era boa, para que deixar as trevas (tão ruins) permanecerem? Não faz sentido.
5 - Ah, então as trevas não são tão trevas assim. Pois, se não me engano, já havia a luz da Lua para iluminar (pouco, é verdade) a terra. Então o que são realmente trevas? E por que deciciu deixar existir a Noite? 

Em breve, mais comentários.

Um comentário:

Anônimo disse...

SE SÃO MELHORES QUE DEUS:FAÇAM O SEU PRÓPIO ALIMENTO,ÁGUA,ENTÃO PAREM DE RESPIRAR 5 MINUTOS.AI SIM VÃO VER DEUS E DIZER CARA A CARA SE ACREDITAM OU NÃO.PENA QUE SERÁ TARDE.SE A BÍBLIA ESTA ERRADA INDIQUEM O LIVRO CERTO.
João 11:26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
João 12:44 ¶ E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou.