domingo, 25 de janeiro de 2009

A Bíblia comentada

Velho Testamento

Livro 1 - Gênesis

6E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
7E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
8E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
9E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
10E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.

Comentários:

6 - Uma expansão no meio das águas? Separação entre águas e águas? Só se for a separação entre lagos, lagoas e o resto, porque todas as águas de certa forma se encontram. E que expansão é essa? Ele já não tinha feito luz? Vocês conseguem imaginar luz natural sem o céu? Sem o sol? Muito esquisito esse versículo

7 - E de que raio de águas que estavam sobre e sob a expansão ele está falando? Água sobre o céu? Você quer dizer nuvens? Chuvas? Mas as chuvas são formadas pelo calor que faz com que a água que está "sob a expansão" vá para "sobre a expansão" SOB a forma de vapor. Gosto da frase: e assim foi. Faz-me lembrar do Auto da Compadecida, em que uma personagem diz: "Não sei. Só sei que foi assim"

8 - A expansão chamou céus. Imaginem o planeta na versão Bíblica: não havia nada, mas já tinha trevas nos abismos (que abismos?). Deus fez luz (ninguém fala sobre o sol). Existiu noite e dia (notem que eles realmente acreditavam que a luz se apagava no fim do dia, nem sonhavam que era o movimento de rotação e translação da Terra que fazia com que houvesse dia e noite). Daí separou as águas (mas não disseram que não tinha nada?) em 2 categorias: sobre e sob a expansão. Nossa. Nem quero ver quando começar a colocar gente aí. 

9 - Então não havia porção seca? Mas e os abismos que falaram? E a terra sem forma e vazia do primeiro versículo? Era terra molhada? E as águas repousavam sobre o quê? Sobre nada? Flutuavam?

10 - E viu Deus que era bom. Claro. Não tinha ninguém morando. Se ele tivesse feito uma gigante ilha sem divisores, não haveria tantas guerras, tantas diferenças culturais, tantas religiões, pois todos habitariam o mesmo espaço geográfico. Claro que Deus não viu que era bom. Até porque a Terra já se modificou muito ao longo dos milhões de anos de sua existência. E, se fosse bom originalmente, não teria porque mudar. 

Nenhum comentário: