domingo, 25 de janeiro de 2009

A Bíblia Comentada

Velho Testamento

Livro 1 - Gênesis 

11E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
12E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
13E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
14E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
15E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
16E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
17E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
18E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
19E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

Comentários:

11 e 12 - Precisa dizer alguma coisa? As primeiras formas de vida na Terra foram seres muito parecidos com vírus e bactérias, que, pela seleção natural, ao longo de milhões de anos, constituiram o mundo que hoje vemos. Árvores e ervas vieram depois, BEM DEPOIS. Além disso, que sentido tem dar vida a árvores e plantas sendo que já existia muita água para povoar?

13 - Tá. Dizem que, pela exégese ou hermenêutica, um dia de Deus pode durar muitos e muitos anos nossos. Então por que a Bíblia não foi escrita assim? Concordam que, se Deus é onisciente, onipresente e onipotente, ele não precisaria de interpretação em texto algum que escrevesse. Ora, se a palavra é Divina, ela TEM de ser levada literalmente, sem interpretações.

14 a 19 - Piada, não? Estrelas de modo geral não servem para separar o dia e a noite. Até porque a Lua é escura. Não é um luminar. Ela reflete a luz proveniente do Sol, este sim uma estrela incandescente. Algumas estrelas que vemos hoje já se apagaram há milhares ou milhões de anos e tudo que vemos é a sua luz que ainda vaga pelo vácuo do universo, luz essa, como já disse, extinta. Mais uma prova de que o conhecimento astronômico da época era horrível. Muito pouco para um ser onisciente.

Nenhum comentário: